MÁRCIA MORA BERTTI

//MÁRCIA MORA BERTTI

Márcia Mora Garcia Bertti, Cantora lírica, pianista, violinista e especialista em Musicoterapia.

Em 1979, inicia aos 7 anos curso de piano por incentivo da mãe no conservatório musical Santa Madre Rossello. Participa do coral e banda rítmica.

Em 1981 aos 9 anos inicia violino com incentivo da Diretora do conservatório Irmã Margarida.

Apresenta-se anualmente nos recitais do conservatório, desenvolvendo a responsabilidade artística e contato com o público.

Em 1989, conclui os estudos musicais, formando-se técnica em música, e recebe o convite da direção do conservatório para participar do corpo docente.

Em 1990 assume docência na área de regência coral, banda rítmica, aulas de violino, piano, teoria, harmonia no conservatório Santa Madre Rossello e descobre a paixão por ensinar.

Em 1993 Graduou-se bacharel em piano pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FMU-FAAM), tendo como professores Regina Normanha Martins, Abel Rocha, Naomi Munakata, Sidney Molina e Marília Pini, onde participou da Orquestra de Câmara a convite da Diretora Marília Rini como violinista.

Pós-graduada em Musicoterapia pela FPA- Faculdade Paulista de Artes.

Em 1994 realiza um grande sonho, cria sua própria escola, a “Espaço Musical” de Osasco, onde atua como diretora e coordenadora pedagógica, bem como ministra cursos de Música e Capacitação para professores na área de Educação Musical, Canto Coral, além de Seminários, Palestras, Workshop.

Continua sua carreira como concertista, realizando inúmeros recitais.

Dedicou-se também, ao projeto social, como regente de banda rítmica, com crianças carentes da Igreja Nossa Senhora de Fátima, em conjunto com sua irmã Marta.

Em 1998 reencontra a amiga de infância Paula Souza Lima, com quem havia realizado vários recitais, e inicia o projeto do “Trio Concertatus (piano, violino e oboé)” e o Duo Altíssona (piano e violino).

Inicia o Madrigal Naem ( na 1ª formação teve a participação de sua mãe)

Realiza recitais com Luciano Braz, violinista e professor.

Em 2000 grava o CD “Concertatus” em homenagem aos 250 anos de Bach.

Em 2001, o “Duo Altíssona”, na versátil configuração piano-violino, apresentou duos inéditos de compositoras famosas de diversas épocas da história da música e de diversas partes do mundo, projeto esse intitulado “Mulheres Compositoras”, inclusive com a gravação de CD..

À convite do Maestro Walter Lourenção, o Duo divulgou o projeto no programa “Boulevard Cultura”, da Rádio Cultura FM de São Paulo. Entre os principais incentivadores estão os programas internacionais Música e Paz da UNESCO e a Fondazione Donne in Musica de Roma.

Em 2002 conclui sua Pós- Graduação em Musicoterapia pela Faculdade Paulista de Artes.

Em 2005 realiza o Projeto Canto Lírico na Cidade, como cantora lírica com a pianista Maria Cristina R. de Paula.

Em 2008 Produz o espetáculo temático “ De volta aos anos 60”.

Apresenta “Bossa Nova” homenagem aos 50 anos, a convite do Céu Atlântica.

Dedica-se, também como regente do coral Infantil e Banda Rítmica com crianças de 4 a 6 anos na Escola de Educação Infantil Nova Geração.

Dedica-se principalmente ao ensino do canto, aplicando técnicas musicoterápicas para auxiliar os alunos a descobrirem seus verdadeiros potenciais.

Aperfeiçou-se em canto lírico sob a orientação de Mariuccia Lusa Lourenção e piano com Jacinta Karelisky.

Como pianista e cantora lírica apresentou-se em diversos recitais juntamente com o Grupo Lítero Musical “Mário de Andrade”, sob coordenação de Jacinta Karelisky. Também atuou como solista em recitais no Auditório do Conservatório Souza Lima, Espaço Cultural Grande Otelo, Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, Núcleo de Arte Espaço Musical, entre outros.

Como integrante do “Trio Concertatus” e do “Duo Altíssona”, apresentou-se no Auditório da Sociedade Cultura Inglesa, Auditório Musicalis, Auditório da Biblioteca Monteiro Lobato e Centro Cultural SESI/FIESP.

Dirige grupos vocais  como o “Grupo Vocal NAEM” formado por 5 vozes femininas, cujo repertório é voltado à MPB ; o “Grupo Vertentes Vocais” ( repertório lírico e popular), “Trio NAEM” (com repertório dos grandes mestres eruditos), além de preparar cantores para a carreira artística .

Em 2010, à convite de Valéria G. Forte escreveu um artigo sobre Musicoterapia para a conceituada revista No Tom (edição 23 ano 4).

Além da carreira de concertista, dedica-se ao ensino musical, lecionando piano, canto, violino, prática de coral, música de câmara no Núcleo de Arte Espaço Musical – NAEM, instituição da qual é diretora, desenvolvendo também atividade terapêutica como especialista em Musicoterapia.

Em 2011 produz e dirige o espetáculo “Temas Inesquecíveis do Cinema e da TV” no Teatro Municipal de Barueri.
É Regente do Coral do Colégio Nossa Senhora da Misericórdia.

Autora do Método Infantil de Violino TKT, voltado à crianças a partir de 4 anos dentro de uma linguagem lúdico musical inovadora, com exercícios práticos, dinâmicos e fáceis de executar, respeitando o tempo de assimilação de cada aluno interagindo com brincadeiras do universo infantil. Autora do Método de Violino TKT para jovens e adultos, cujo objetivo é estimular o aluno com uma didática prática e agradável.

Especialista em Musicoterapia atende há mais de 10 anos, pacientes com necessidades físicas, mentais, emocionais, sociais e cognitivas.

Colaboradora da Revista “NO TOM” com matérias voltadas à área Musicoterapêutica

Workshop de Massagem e Musicoterapia para bebês.

Em 2015, à convite da comissão organizadora da OAB, participou em comemoração ao idoso de apresentação musical com cantores solistas da terceira idade, na UNIBRAC, e Shopping Osasco Plaza.

Desenvolve importante projeto em parceria com auditórios, teatros, espaços culturais como SESI, BIBLIOTECA MUNICIPAL DE OSASCO E SÃO PAULO, CRC- CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO, CPTM- PROJETO LIVRO LIVRE, promovendo um intercâmbio cultural através de recitais, espetáculos, audições, saraus, levando música de qualidade ao público.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.