SÉRGIO HINDS

//SÉRGIO HINDS

Nascido no Rio de Janeiro em, 22 de setembro de 1948, nosso convidado é Multi-instrumentista, cantor, compositor e radialista.

É considerado um dos maiores guitarristas do Brasil.

É um dos fundadores da lendária Banda “O Terço”, que teve suas origens ligadas a três bandas da década de 60: Joint Stock Co,  Hot Dogs e Os Libertos, onde atuava como “Baixista”, o Jorge Amiden como guitarrista e o Vinicius Cantuária como baterista.

Com o  “O Terço”,  lançou 23 Álbuns (LPS, Cds, DVDS).

Lançou 4 Álbuns Solo.

Prestes a completar 50 anos de carreira, gravou e tocou com ícones da nossa música tais como:

Ivan Lins Walter Franco Marcos Valle Jorge Benjor
Juca Chaves Claudete Soares Sá & Guarabira Beto Guedes
14 BIS Entre outros    

 

Seu Pai escutava muita música erudita, sua mãe foi cantora erudita e tocava piano, sua irmã estudou 5 anos de piano clássico.

Se apresentou em diversos festivais, inclusive defendendo canções de outros compositores, como por exemplo, Flavio Venturini.

Em outubro de 1970, com O Terço, você participou do V Festival Internacional da Canção, com a música “Tributo ao Sorriso”, que foi classificada em terceiro lugar e em 1971 com a música O Visitante.

Sempre  inovadores e de vanguarda, em 1970  protagonizaram o espetáculo “Aberto para Obras”, no Teatro de Arena do Largo da Carioca. O público entrava por estreitos corredores e se via separado dos palcos por cercas de arame farpado, descobrindo finalmente como chegar a seus lugares, tinham que escolher entre olhar para baixo, onde estava a Banda Módulo 1000, ou para cima, onde se encontrava O Terço. Abaixo havia também uma mulher preparando pipoca em um fogão e mais adiante, sentado em um vaso sanitário, o irmão de Jorge Amiden (d’O Terço) empunhando estático um violão por três horas seguidas.

Nessa linha da inovação, também se apresentaram com instrumentos diferenciados, como a TRITARRA (guitarra de três braços) e o VIOLONCELO ELÉTRICO.

Gravou como baixista, o LP do Ivan Lins, bem como viajou em tournê com ele.

O Álbum “Criaturas da noite”, lançado em 1975, consagrou definitivamente “O Terço”, com a clássica faixa 1974, composta por Flavio Venturini e Hey Amigo.

Esse Álbum também tiveram sua versão em Inglês e foi coreografado pelo argentino Oscar Araiz, para o Royal Balet do Canadá, pelo qual foi apresentado em turnê̂ pelo Canadá e Estados Unidos.

O álbum “Casa Encantada”, foi concebido num sítio localizado no Km 48 da BR 116, onde vocês ensaiavam na década de 70. Casa Encantada é como esse sítio era chamado!

Em 1976, O Terço participou do filme Ritmo Alucinante, dirigido por Marcelo França.

EM 1979 seu 1º voo solo, o Álbum lançado pela CBS,  Sergio Hinds, cantando e fazendo uma homenagem instrumental ao amigo e Maestro “Tributo a Rogério Duprat”.

Em 1986 é a vez do Álbum MAR, lançado pela revista FLUIR.

Em 2010, você monta um trio de músicos motociclistas 3HD OS TRÊS HARLISTAS e lança CD pela Movie Play em 2011.

Também é integrante do grupo Tomahawk Blues Band, que toca constantemente nos encontros de motociclistas pelo Brasil.

Em 2007, mais um marco do Terço, a banda se reúne e gravam ao vivo no Canecão DVD e CD lançado no natal pela gravadora Som Livre.

Em 2013 mais um voo solo, com o álbum Sérgio Hinds Alive!!!

No final de 2015 “O Terço” mais uma inovação! O lançamento em Blu Ray 3D, DVD e CD duplo, com shows em 3D, a plateia toda assiste com óculos 3D.

Em 2016, 3 ícones da guitarra se reuniram no Projeto “Os Três Guitarristas”,

Nuno Mindélis, Luis Carlini e Sergio Hinds

Em 2017, você junto com o 14 BIS e o Beto Guedes, fazem uma série de shows.

Realiza workshops em escolas e faculdades de música.

Desde o início de 2016 você apresenta o programa BR102 todos os sábados às 16h00 na Rádio Kiss FM, ao lado do locutor Walter Ricci.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.