EDUARDO ARAÚJO

//EDUARDO ARAÚJO

Eduardo Araújo

Nascido no interior de Minas Gerais, na cidade de Joaíma, em 23 de julho de 1942, Eduardo Araújo é cantor, compositor, apresentador, empreendedor, inovador.

Pioneiro do Rock, da Sou Music e do Country Music no Brasil, foi um dos destaques da Jovem Guarda. Paralelo à carreira musical é fazendeiro apaixonado pelos cavalos, elemento que inseriu em sua musicalidade.

Prestes a completar 55 anos de carreira Lançou + de 30 Álbuns !!!

Sempre gostou de esporte, chegou a ser goleiro do Infantil e Infanto Juvenil do CRUZEIRO.

Teve aulas de canto e Acordeon na escola Batista Mineiro, O Sr. Bento que tocava no Regional da Radio Guarani, lhe ensinou os primeiros acordes no violão.

Ainda em Belo Horizonte chegou se apresentar na TV ITACOLOMI e também na Rádio INCONFIDENCIA, no programa “Só Para Mulheres”, onde o Radialista Aldair Pinto o apresentava como

“O REI DO ROCK DE MINAS GERAIS”.

Em 1958, no período de férias escolar, foi para o Rio de JAneiro tentar participar do Programa da rádio Mayrink Veiga, chamado HOJE É DIA DE ROCK, apresentado por Jair de Taumaturgo. O que lhe rendeu A Primeira Matéria de jornal. Foi na revista do Rádio – Matéria Ele fugiu de casa por causa do Rock. Essa apresentação no programa Hoje é dia de Rock, lhe rendeu dois convites de gravadoras e você Em 1960 gravou seu primeiro disco, pela Philips!

O Rock era perseguido, inclusive Eduardo Araújo e o Carlos Imperial, passaram um tempo sem poder trabalhar no Rio De Janeiro, ficaram praticamente em “exilio”, na Fazenda Aliança.

Em 1967, você gravou dois de seus maiores sucessos, as canções, “O Bom” e “Vem Quente Que Estou Fervendo”

1967, Eduardo assinou contrato com a TV Excelsior para apresentar o programa “É O Bom”, ao lado de Sylvinha, com quem se casaria em 1969.

Em 1968, gravou o álbum de soul Music “A Onda é Boogaloo”, produzido por Tim Maia. Nesse trabalho você gravou pela primeira vez, um Clássico da música popular Brasileira. Você.

Tim Maia morou com Eduardo por mais de um Ano no hotel Danúbio, ele foi um dos seus contratados na TV Exelcior;

Montaram a primeira banda de soul music no Brasil e ele produziu o LP A Onda é Boogaloo, onde todas as versões são do Tim Maia.

Em 1969 seu casamento com a Sylvinha, foi um acontecimento….

Em 1972,  gravou o primeiro disco brasileiro em 24 canais, KIZUMBAU, que também foi mais um trabalho inovador, com influências da música Baiana.

Também na Década de 70  gravou discos influenciado pela psicodelia e o rock progressivo, nessa época recriou canções de compositores brasileiros como Chico Buarque, Ary Barroso e Luiz Gonzaga. Gravou o que você considera, um dos seus melhores trabalhos musicais!!!

PELOS CAMINHOS DO ROCK

Seu Primeiro Ídolo foi Luiz Gonzaga!!

Nos anos 80, mistura seu lado Roqueiro com influências do Country Music.

Compôs uma canção em homenagem ao cavalo Mangalarga Marchador e gravou um disco com influências da música country e do country rock!

Um Homem Chamado Cavalo, produzido por Renato Teixeira, batizado por você como Campo Rock

Nos anos 90, você apresentou dois programas de televisão:

  • “Pé na Estrada” (exibido pelo SBT)
  • “Brasil Rural” (exibido pela TV Bandeirantes).

Em 1995, participou das comemorações dos 30 anos da Jovem Guarda gravando uma coletânea lançada pela PolyGram.

Em 1997, gravou o álbum Pó de Guaraná em New Jersey, o álbum conta com a participação da banda brasileira Dr. Sin.

Nos anos 2000, você em parceria com Sylvinha fundou a gravadora Number One. Fale desse projeto.

Em 2007, lançam um DVD comemorativo dos 40 anos da Jovem Guarda!!

Em 2014, Eduardo Araújo lançou um DVD comemorativo dos seus 50 anos de carreira, gravado no Antigo Cine Palladium em Belo Horizonte, com participações de Sérgio Reis, Renato Teixeira e Victor & Leo.

Em 2014, fez um trabalho junto com a PE do exército, onde compôs uma música chamada “O homem da terra” (HINO AO HOMEM DO CAMPO).

Em 2017, publica a autobiografia Pelos caminhos do rock – Memórias do Bom pela Editora Record.

Também tem uma carreira internacional. Gravou com Bellame & Brothers e JESSE LEE JONES.

 

Artista Exclusivo

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.