Professor, produtor musical e multi-instrumentista, Marcus Rampazzo nasceu em São Paulo, na Moóca.
Estudou teoria musical no Conservatório Ernesto Nazareth e aperfeiçoou-se no Conservatório Musical Paes de Barros.
Suas duas filhas moram em Londres por influência direta do pai.
Foi o maior colecionador de instrumentos “vintage” da América Latina. São pianos, violinos, guitarras, baixos, órgãos, sintetizadores, harpas.
Em 1976, foi idealizador da banda Beatles 4 Ever, que entrou para o livro Guiness dos Records em 2007, ao tocar todas as músicas dos Beatles por 16 horas seguidas. Em Abril de 2011, na Virada Cultural de São Paulo, o recorde aumentou. Foram 24 horas de Beatles sem parar, com o detalhe de utilizar os instrumentos confeccionados no mesmo ano em que foram produzidas as dos Beatles, ou seja, foram empregadas raras guitarras “vintage”.
Elogiado por George Harrison, Marcus é um dos músicos brasileiros que mais conhece a obra dos Beatles.
Estudou Teoria Musical no Conservatório Ernesto Nazareth.
Se aperfeiçoou no Conservatório Musical Paes de Barros. A partir daí, dedicou-se exclusivamente ao rock.
Antes de viver o papel de um Beatle, Rampazzo tocou com os irmãos Ricardo e Junior, como Os Psicodélicos.
É engenheiro de som e entende como poucos da engenharia de guitarras e teclados raros. Já consertou as cítaras de Lobão e do mutante Serginho Dias.
Entre os instrumentos que toca estão o violão, a guitarra, o baixo, o pedal Steel Guitar, a cítara indiana (instrumento de 20 cordas que emite ondas gama) , muito utilizado para meditação. Marcus Rampazzo também se esmera em aprender tocar instrumentos pouco comuns. Entre eles destaca-se uma guitarra com harpas que ressoam a cada nota, muito parecida com a usada por Jimmy Page, do grupo Led Zepelin.
Foi professor de expoentes da música brasileira, como de André Cristhovam, do titã Marcelo Fromer, e daqueles apontados como hoje os maiores produtores musicais do Brasil, Dudu Maroti e Apollo 9.
Terça-feira, dia 29/03/2016, o mundo Beatle perdeu uma de suas pessoas mais queridas e admiradas; Marcus Rampazzo.
Não temos palavras para descrever a importância desse “mestre”. Com seu imensurável talento, emocionou a todos nós trazendo vida à magnífica obra dos Beatles. Dando voz à sua guitarra, tocava com um sentimento único, tornando-se um dos maiores intérpretes de George Harrison de todos os tempos.
Ficam as lembranças de um músico excepcional, cujo mérito será eterno.
Descanse em paz, nosso George, Marcus Rampazzo.